Visto que em nossas últimas aulas tivemos atividades
relacionadas à indisciplina, foi proposto aos alunos elaborar um texto
comentando o tema “o que é indisciplina?”.
Iniciando comentarei um pouco das atividades realizadas em
sala de aula onde, em primeiro momento, realizamos um júri simulado aonde foram
divididos 5 grupos, de promotores, advogados, júri, réu, e Juiz-Presidente,
desta forma foi posicionada como réu a indisciplina. Ao longo do debate foram
colocados argumentos importantes, de gêneros e tipos de indisciplina, a própria
se manifestou mostrando uma argumentação interessante. Os principais argumentos
giraram entorno dos alunos, professores, desenvolvimentos passados, por parte
dos alunos e dos professores, além do chamado contrato didático, aonde alunos e
professores montam, ou pelo menos seguem, um certo conjunto de regras e acordos.
Este último ponto esteve de acordo com ambas as partes, promotores e advogadas,
aonde a quebra do contrato se evidencia uma forma de indisciplina.
Segundo os textos necessários para a realização de tais
atividades vimos que a indisciplina realmente pode partir de qualquer um dos
lados, ainda também podendo ser incluída atitudes advindas da coordenação, como
no segundo caso mostrado pela apresentação de um grupo em sala de aula. Vemos
que existem diversos casos, mas a princípio indisciplina é um evento de quebra
de regras ou de acordos em que os envolvidos prejudicam a si mesmos ou um
grupo. Mas será só isso? Afinal o que é a indisciplina?
Interessante fechar o texto com uma pergunta. E, em relação a este assunto, é mesmo importante não ter uma ideia formada, mas atentar para cada ato ou momento de indisciplina e procurar ler o que eles estão sinalizando ao professor...
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