segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Afinal o que é indisciplina?



Um tema tão fácil de definir, porém difícil de solucionar ou tentar identificar solução para tal.
A indisciplina se apresenta de várias formas desde o desrespeito com as regras até mesmo a intolerância em aceitar o espaço do outro.
Em sala de aula quando abriu debate para o tema, foi possível ver que a indisciplina apresenta várias vertentes. Uma das questões apresentadas é a falta de convívio familiar, onde o indivíduo não recebe orientações e exemplos de como se portar em grupo e qual a importância de se respeitar as normas de convivência. Outra questão é a transferência de valores onde a família acredita que responsável em educar seus filhos é a escola, sabemos que esta não é função da escola.  
As providências necessitam ser tomadas para amenizar as várias situações que tem ocorrido, quando fala-se de indisciplina lembra-se apenas do aluno com o professor, mas uma pessoa que não respeita um ambiente escolar, acredito que não terá respeito por outras instituições.
Com tantas situações propicias para constituir um indivíduo com dificuldades de interação social o que se deve fazer?
A indisciplina tem se tornado um problema social, onde deve-se criar grupos de apoios tanto aos familiares quanto aos jovens que apresentam este comportamento. A indisciplina é o fruto de problemas individuais e para tanto não deve ser generalizada, porém achar um culpado e não resolver o problema isso ainda não é uma saída.

Um comentário:

  1. É verdade, Elayne. Não é questão de procurar culpados, mas fazer uma leitura mais ampla do contexto que abriga a indisciplina.

    ResponderExcluir