quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Afinal o que é indisciplina?





      É necessário e importante determinarmos o conceito de indisciplina para melhor compreendê-la e buscar alternativas para enfrentá-la. Mas isso não é uma tarefa fácil, pois é difícil estabelecer um conceito de indisciplina escolar, já que está não se caracteriza como um fenômeno estático, que conserva suas características com o passar dos anos. Ao contrário, o que se nota é que as particularidades da indisciplina escolar vêm se modificando ao longo dos tempos. Hoje ela está bem diferente daquela que ocorria há alguns anos atrás.

       Para alguns professores a indisciplina é entendida como um conjunto de determinadas contrariedades no cotidiano de suas práticas pedagógicas, resultantes de rompimentos efetuados por alunos, tanto em relação aos acordos formais da escola (particularmente na sala de aula), quanto no que diz respeito às expectativas sobre a conduta na escola. Por exemplo, desordens, ofensas verbais, atitudes de grosseria, enfim, aquilo que se caracteriza de forma geral, como “falta de respeito”.

       De modo geral podemos dizer que disciplina escolar é a obediência a ensinamentos, regras e normas de conduta dentro da escola. Logo se pode dizer que o que vai contra a essa obediência, podemos classificar como indisciplina.

        É clara a preocupação que esse assunto desperta em vários âmbitos educacionais. A necessidade de compreender o horizonte atual, para procurar caminhos e saídas frente aos problemas vivenciados, aumenta continuamente. Para isso, é importante analisar conceitos e refletir sobre o momento em que os problemas de indisciplina se intensificaram até chegarmos ao que se observa atualmente.

Um comentário:

  1. Isso mesmo, Júlio. É preciso considerar o que entendemos por indisciplina hoje, considerando a temporalidade da própria escola e de suas regras, Boas considerações.

    ResponderExcluir