É necessário e importante determinarmos
o conceito de indisciplina para melhor compreendê-la e buscar alternativas para
enfrentá-la. Mas isso não é uma tarefa fácil, pois é difícil estabelecer um
conceito de indisciplina escolar, já que está não se caracteriza como um
fenômeno estático, que conserva suas características com o passar dos anos. Ao
contrário, o que se nota é que as particularidades da indisciplina escolar vêm
se modificando ao longo dos tempos. Hoje ela está bem diferente daquela que
ocorria há alguns anos atrás.
Para alguns professores a indisciplina
é entendida como um conjunto de determinadas contrariedades no cotidiano de
suas práticas pedagógicas, resultantes de rompimentos efetuados por alunos,
tanto em relação aos acordos formais da escola (particularmente na sala de aula),
quanto no que diz respeito às expectativas sobre a conduta na escola. Por exemplo,
desordens, ofensas verbais, atitudes de grosseria, enfim, aquilo que se caracteriza
de forma geral, como “falta de respeito”.
De modo geral podemos dizer que
disciplina escolar é a obediência a ensinamentos, regras e normas de conduta
dentro da escola. Logo se pode dizer que o que vai contra a essa obediência, podemos
classificar como indisciplina.
É clara a preocupação que esse
assunto desperta em vários âmbitos educacionais. A necessidade de compreender o
horizonte atual, para procurar caminhos e saídas frente aos problemas
vivenciados, aumenta continuamente. Para isso, é importante analisar conceitos
e refletir sobre o momento em que os problemas de indisciplina se intensificaram
até chegarmos ao que se observa atualmente.
Isso mesmo, Júlio. É preciso considerar o que entendemos por indisciplina hoje, considerando a temporalidade da própria escola e de suas regras, Boas considerações.
ResponderExcluir