segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Resenha do texto " Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos" de Fernando Becker

- Características da Pedagogia diretiva e sua epistemologia empírica:

O conhecimento pode ser transmitido, através do meio ambiente, família, percepções, e pelo professor. Somente o professor possui todo o conhecimento e deve transmiti-lo para o aluno que deve permanecer em silêncio, sentado e disciplinado. O aluno é visto como uma folha em branco onde o professor é quem deve ensinar tudo o que o aluno necessita aprender, tendo a visão em que o aluno só aprende se o professor ensinar. Diante disto pode-se dizer que para aprender o aluno deve prestar atenção e repetir quantas vezes for necessário independente dos métodos utilizados como: autoritarismo, coação,  morte da criatividade, da curiosidade, nada de pode fugir ao controle do professor. Mantendo o pensamento em que professor jamais aprenderá e o aluno jamais ensinará.

- Características da Pedagogia não-diretiva e sua epistemologia apriorística:

O professor se torna um auxiliar do aluno, um facilitador; neste momento é considerada toda carga de saber que o aluno já traz consigo, ele precisa apenas ter a consciência, e organizar esse saber. A interferência do professor deve ser o mínimo possível. Adota-se o pensamento de “deixar fazer” que ele encontrará seu caminho idealizado por laissez-faire. Com isso o aluno aprende por si mesmo, e o professor pode no máximo auxiliar a aprendizagem do aluno. Para todo o processo possa se desenvolver deve-se observar a bagagem hereditária e a interferência do meio-físico ou social deve ser reduzida ao mínimo; a aprendizagem se julga autossuficiente e o ensino é proibido de interferir.

- Característica da Pedagogia Relacional e sua epistemologia relacional

Exploração e questionamentos sobre o conhecimento através de materiais utilizados pelo professor; o aluno representa de alguma forma os materiais apresentados de acordo, esses materiais devem ser significantes para os alunos. O aluno só aprende se ele agir e problematizar sua ação assimilando assim e reagindo a proposta apresentada pelo professor. O professor não acredita no ensino tradicional, pois não acredita em mera transmissão de conteúdos, não acredita que o aluno seja uma folha em branco a ser preenchida, considerando que o aluno não seja ignorante diante de novos conhecimentos. Onde tudo que o aluno construiu até hoje em sua vida será uma bagagem para alcançar um novo conhecimento. A aprendizagem é construção, ação e tomada de consciência, onde o professor tem um saber construído.


Um comentário:

  1. E suas considerações sobre o tema? Uma resenha deve apresentar uma discussão do leitor sobre o assunto. Mas, fez um bom resumo.

    ResponderExcluir