-
Características da Pedagogia diretiva e sua epistemologia empírica:
O conhecimento pode ser transmitido, através do
meio ambiente, família, percepções, e pelo professor. Somente o professor possui
todo o conhecimento e deve transmiti-lo para o aluno que deve permanecer em silêncio,
sentado e disciplinado. O aluno é visto como uma folha em branco onde o
professor é quem deve ensinar tudo o que o aluno necessita aprender, tendo a
visão em que o aluno só aprende se o professor ensinar. Diante disto pode-se
dizer que para aprender o aluno deve prestar atenção e repetir quantas vezes
for necessário independente dos métodos utilizados como: autoritarismo, coação,
morte da criatividade, da curiosidade,
nada de pode fugir ao controle do professor. Mantendo o pensamento em que
professor jamais aprenderá e o aluno jamais ensinará.
-
Características da Pedagogia não-diretiva e sua epistemologia apriorística:
O professor se torna um auxiliar do aluno, um
facilitador; neste momento é considerada toda carga de saber que o aluno já
traz consigo, ele precisa apenas ter a consciência, e organizar esse saber. A
interferência do professor deve ser o mínimo possível. Adota-se o pensamento de
“deixar fazer” que ele encontrará seu caminho idealizado por laissez-faire. Com
isso o aluno aprende por si mesmo, e o professor pode no máximo auxiliar a
aprendizagem do aluno. Para todo o processo possa se desenvolver deve-se
observar a bagagem hereditária e a interferência do meio-físico ou social deve
ser reduzida ao mínimo; a aprendizagem se julga autossuficiente e o ensino é
proibido de interferir.
-
Característica da Pedagogia Relacional e sua epistemologia relacional
Exploração e questionamentos sobre o conhecimento
através de materiais utilizados pelo professor; o aluno representa de alguma
forma os materiais apresentados de acordo, esses materiais devem ser
significantes para os alunos. O aluno só aprende se ele agir e problematizar
sua ação assimilando assim e reagindo a proposta apresentada pelo professor. O
professor não acredita no ensino tradicional, pois não acredita em mera transmissão
de conteúdos, não acredita que o aluno seja uma folha em branco a ser
preenchida, considerando que o aluno não seja ignorante diante de novos
conhecimentos. Onde tudo que o aluno construiu até hoje em sua vida será uma
bagagem para alcançar um novo conhecimento. A aprendizagem é construção, ação e
tomada de consciência, onde o professor tem um saber construído.
E suas considerações sobre o tema? Uma resenha deve apresentar uma discussão do leitor sobre o assunto. Mas, fez um bom resumo.
ResponderExcluir