sábado, 12 de setembro de 2015

Simulações da ONU

Em nossa última aula foi proposto uma leitura e aprofundamento de um texto relativo ao Ensino, aprendizagem e tecnologia, aonde, eu Henrique, desenvolvi uma proposta de dinâmica em sala de aula baseada em sessões de debates da ONU (Organização da Nações Unidas, mas o que é esta tal da ONU? A ONU é uma organização mundial aonde os países participantes debatem assuntos relativos à atualidade, em principais focos, a segurança internacional representado pelo Comitê de Segurança, o comércio mundial representado pela Organização Mundial do Comércio, e dentre elas a mais interessante para o curso das licenciaturas a UNESCO (do inglês Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) debatem temas sobre a educação em diversos propostas de temas), porém ao invés de países por trás de seus representantes tivemos uma divisão dos alunos em grupos que representariam os pais, os professores, os coordenadores, os alunos, sendo propostos para estes que debatessem temáticas do texto. Houve certa dificuldade no início para que o debate culminasse em um resultado, tendo um objetivo não especificado, algo que demonstrou uma falta de instrução da minha parte para com os alunos dos grupos. Porém, em seu primeiro tópico “uso da tecnologia em sala de aula, quais os prováveis benefícios e malefícios deste método” culminou em uma discussão muito interessante cujo resultado, esperado tornou-se realidade, sendo este uma proposta de atividade piloto para desenvolvimento em sala de aula com uso de atividades. Esta proposta acabou sendo aceita pela coordenação e pelos pais, que dentro desta simulação desempenharam um papel mais conservador, enquanto que os alunos e professores desempenharam papéis mais liberais. A atividade despertou o interesse de vários alunos para este tipo de método, similar aos jogos de RPG (Roleplay game, em tradução livre, jogo de interpretação de papeis).

Um comentário:

  1. Importante refletir mesmo sobre as atividades que temos vivenciado em sala de aula. É assim que vamos nos formando professores.

    ResponderExcluir