O
procedimento didático constitui-se em uma prática pedagógica que provém de uma
relação entre professor e aluno. Acredita-se que a inserção de novos
procedimentos didáticos possam ser recursos facilitadores da aprendizagem,
ajudando o aluno a assimilar o que o professor tenta ensina-lo. A Didática é
reconhecida como Ciência, sendo base para pesquisas e utilizada como técnica de
ensino. Nos anos 30 o movimento da Escola Nova defendia a necessidade de partir
dos interesses das crianças e destacou-se como fase do aprender fazendo. Já
nessa época entendia que eram necessários métodos mais flexíveis, adaptados ao
desenvolvimento e à individualidade das crianças com a inversão dos papéis do
professor e do aluno, ou seja, educação como resultado das experiências e
atividades dos alunos sob o acompanhamento do professor; se tornando um ensino
ativo.
É
provado que uma aula dinâmica com certeza produz mais gerando resultados positivos
do que uma aula formal porém o professor precisa dispor de conhecimentos e
habilidades pedagógicas, que podem ser obtidas e aperfeiçoadas mediante
leituras e cursos específicos.
Para
tanto se faz necessário compreender a importância dos processos didáticos,
sejam os tradicionais ou os inovadores, e suas contribuições para a melhoria do
ensino. Entre as várias abordagens didáticas conhecidas escolhemos três para
exemplificar o procedimento didático na prática. Com o objetivo em demonstrar a
aplicação da teoria na prática, provando que as estratégias de ação educativa
vão além do confronto das teorias pedagógicas.
Referencia:
TONIAZZO, N.A. DIDÁTICA: A Teoria e a prática na educação. 2009. p. 62 74.Disponível em: <www.famper.com.br/download/pdf/neoremi_06.pdf> Acesso em 12 setembro 2015.
Referencia:
TONIAZZO, N.A. DIDÁTICA: A Teoria e a prática na educação. 2009. p. 62 74.Disponível em: <www.famper.com.br/download/pdf/neoremi_06.pdf> Acesso em 12 setembro 2015.
Elaborou um bom resumo sobre os procedimentos didáticos. Como prática pedagógica, precisam ser refletidos, criticados e resignificados.
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