sábado, 12 de setembro de 2015

Resumo: Procedimentos didáticos

O procedimento didático constitui-se em uma prática pedagógica que provém de uma relação entre professor e aluno. Acredita-se que a inserção de novos procedimentos didáticos possam ser recursos facilitadores da aprendizagem, ajudando o aluno a assimilar o que o professor tenta ensina-lo. A Didática é reconhecida como Ciência, sendo base para pesquisas e utilizada como técnica de ensino. Nos anos 30 o movimento da Escola Nova defendia a necessidade de partir dos interesses das crianças e destacou-se como fase do aprender fazendo. Já nessa época entendia que eram necessários métodos mais flexíveis, adaptados ao desenvolvimento e à individualidade das crianças com a inversão dos papéis do professor e do aluno, ou seja, educação como resultado das experiências e atividades dos alunos sob o acompanhamento do professor; se tornando um ensino ativo.
É provado que uma aula dinâmica com certeza produz mais gerando resultados positivos do que uma aula formal porém o professor precisa dispor de conhecimentos e habilidades pedagógicas, que podem ser obtidas e aperfeiçoadas mediante leituras e cursos específicos.

Para tanto se faz necessário compreender a importância dos processos didáticos, sejam os tradicionais ou os inovadores, e suas contribuições para a melhoria do ensino. Entre as várias abordagens didáticas conhecidas escolhemos três para exemplificar o procedimento didático na prática. Com o objetivo em demonstrar a aplicação da teoria na prática, provando que as estratégias de ação educativa vão além do confronto das teorias pedagógicas.

Referencia:

TONIAZZO, N.A. DIDÁTICA: A Teoria e a prática na educação. 2009. p. 62 74.Disponível em:        <www.famper.com.br/download/pdf/neoremi_06.pdf> Acesso em 12 setembro 2015. 

Um comentário:

  1. Elaborou um bom resumo sobre os procedimentos didáticos. Como prática pedagógica, precisam ser refletidos, criticados e resignificados.

    ResponderExcluir