domingo, 4 de outubro de 2015

Aula expositiva

Não é a atividade em si que indica se o professor segue uma ideia tradicional de ensino, mas a forma como ele atua em todos os momentos, sendo assim não podemos dizer que a aula expositiva seja apenas a representação de um ensino diretivo e tradicional já que muitos que ainda trabalham com a perspectiva de transmissão do conhecimento não necessariamente usam só a aula expositiva.
Essencial para apresentar um tema, sintetizar informações já trabalhadas ou fechar um conceito, a aula expositiva é o momento em que você tem a palavra e se for bem planejada e realizada, essa estratégia de ensino pode ser o melhor meio de ensinar determinados conteúdos e garantir a aprendizagem da turma.
Levar em consideração os conhecimentos prévios das crianças. Relacionar os conteúdos ao cotidiano delas, problematizá-los e sistematizá-los. Tornar a aprendizagem significativa. Essas são algumas das premissas que devem estar presentes em todas as atividades planejadas, e com a aula expositiva não é diferente. Quando esses aspectos são levados em conta, ocorre um distanciamento do modelo tradicional e uma aproximação da aula expositiva dialogada. "A troca com os estudantes nem sempre é explícita”.
Uma alternativa é a aula expositiva dialogada, que estimula o diálogo entre o professor e os alunos, A exposição oral, por parte do professor, é essencial no processo ensino-aprendizagem, pois é o instrumento que permite estimular a participação dos alunos, dirimir suas dúvidas, questionar, dialogar, diagnosticar, conhecer a realidade dos alunos.
O diálogo é a base dessa estratégia e, por isso, a aula se transforma em uma troca de experiência, partindo do conhecimento prévio do aluno, da sua prática social, elevando a discussão para níveis de reflexão e compreensão que leve o aluno a perceber as relações entre o seu saber inicial e o saber científico apresentado pelo professor, em contraposição ao senso comum. Durante este processo o aluno deve ser estimulado a perguntar, apresentar suas experiências sobre o tema, expor sua compreensão a partir das análises e sínteses realizadas com a ajuda do professor. 
O desafio para o professor é manter o aluno motivado e curioso para participar ativamente da aula, se envolvendo nas discussões, acompanhando e raciocinando junto com o conjunto de atores, ou seja, alunos e professores. Para tanto, o professor pode usar recursos como mapas conceituais, esquemas apresentados em Power-point ou no quadro, à medida que apresenta e analisa o conteúdo, mas deve, especialmente, apresentar os objetivos que se busca com a aula, mostrando o valor, a atualidade e aplicabilidade do conteúdo.

Na área de ciências nem sempre basta o aluno pesquisar, fazer experimentos e questionar. Ele precisa das informações passadas pelo professor. E os professores podem até propor atividades práticas no laboratório de Ciências, por exemplo, e mesmo assim cobrar apenas a memorização dos alunos. Por outro lado, há os que passam uma significativa parte de seu tempo apresentando uma série de informações em frente à classe e estão, sim, interessados na aprendizagem de cada um dos estudantes. Assim em ciências o professor pode usar a aula expositiva a vontade, além da partes experimentais, mais desde que ele saiba como conduzi-las sem deixa-las tediosas ou sem significado algum além de transmissão de conhecimentos.

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