terça-feira, 27 de outubro de 2015

Quais os impactos na questão de gênero e inclusão social na prática docente?



Falando de impactos, já é possível trabalhar esta questão trazendo à tona Paulo Freire, de modo a comentar a Pedagogia da Autonomia aonde Paulo Freire diz que um processo de ensino é um ato político. Já a segunda parte relacionasse com questão de gênero e inclusão social, ambas questões políticas e por último a prática docente, que implica no quesito de se ensinar, como ensinar.

Agora respondendo à questão como um todo, vemos que Paulo Freire traz questões políticas dentro do ensino, pois, este trabalha com desenvoltura de cidadãos, desenvolvimento do pensamento crítico, trabalhos que modelam um novo ser. A prática docente deve ser totalmente inclusiva e este é um dos impactos, a forma como o docente trabalha estas questões de gênero e inclusão social são trabalhos políticos inerentes à sua prática, portanto, com uma pluralidade de indivíduos da sociedade vêm o trabalho do docente ser plural, encorajador e nunca exclusivo.

A professora Dr. Elisa comentou muito sobre a questão de que os alunos aprendem com um modelo, dentre os principais no início da vida, as crianças têm como modelo, seus pais, amigos e principalmente seus professores. Desta forma é muito necessário se trabalhar questões inclusivas dentro de sala de aula, não necessariamente verbalmente, mas um trabalho em conjunto com os alunos, tornando-os suscetíveis às quebras de paradigmas e nunca à dogmatização da mente.

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