quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Aula Expositiva

A aula expositiva é bastante versátil pois pode ser uma ferramenta utilizada para introduzir ou fechar um assunto, no meio dele relacionando informações novas com as já existentes, logo após um experimento científico para compreensão do mesmo, para retomar conceitos não entendidos fazendo uma revisão da matéria, entre outros. O importante é que ela não pode ser o único recurso usado em classe e deve sempre fazer parte de uma sequência de atividades programadas pelo professor. 
Apesar de ser um procedimento que não é bem visto por muitos, já que remete a uma forma única e tradicional de ensinar da nossa história recente, pode ser a melhor estratégia para ensinar determinados conteúdos e garantir a aprendizagem da turma. Para que isso ocorra, é necessária uma dedicação maior ao planejamento dessa aula fazendo atenção para que ela não fique monótona, pois a monotonia inibe a participação efetiva, interação e aprendizagem dos estudantes, e faz com que os objetivos de uma atividade sejam totalmente desvirtuados. 
Sabe-se que a aula expositiva é a forma mais comum entre as estratégias de ensino, pois nem sempre a adoção de técnicas mais elaboradas é possível, por uma série de fatores e ao mesmo tempo ela pode ser utilizada em qualquer lugar: na sala, no laboratório, no campo, nas dependências desportivas e onde, enfim, ela for possível ou necessária. 
A aula expositiva, quando da sua utilização, apresenta diversas vantagens tais como: é relativamente fácil de preparar e transmite informações em um espaço curto de tempo, oferece uma idéia geral do conteúdo ao aluno, facilita aos estudantes disciplinas que seriam de difícil compreensão apenas com a leitura, capaz de atingir um público grande, boa alternativa tanto quando existem muitas como quando existem poucas referências sobre o assunto, o aluno pode ser estimulado pelo professor, especialista no assunto e etc. 
Quanto às desvantagens, a principal é a falta de interação com os alunos por deixa-los passivos, apenas como ouvintes, fazendo assim com que não haja troca de ensinamentos e questionamentos com o professor que não será capaz de perceber habilidades e individualidades dos seus alunos. Dessa forma, considera-se a passividade gerada nos alunos como a maior desvantagem dessa ferramenta. 
Um forma interessante de quebrar a passividade dos alunos perante a aula expositiva e evitar a monotonia, é a transformação da simples exposição do conteúdo em um momento para dialogar com seus alunos através de questionamentos durante a aula, se deslocando pela sala, gerando assim certo movimento na aula e nos olhares dos alunos, e também elaborando um aquecimento antes de introduzir o conteúdo levando-os a participar e assim dinamizar a aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário