sábado, 24 de outubro de 2015

Resumo da aula 19/10/2015

Nesta aula abordamos os principais princípios do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Uma aluna escreveu no quadro os princípios com a participação dos outros alunos e da professora. Então a sala foi dividida em duplas e cada dupla deveria comentar algum acontecimento vivido no estágio, na universidade ou em outro lugar que representasse algum destes princípios.

Eu comentei um acontecimento vivido no estágio que representava o princípio: O ensino é um processo de construção do conhecimento. Mas segundo a professora, ele também se encaixa no princípio: A construção do conhecimento é um processo de mediação entre sujeito.

 O acontecimento que comentei foi uma aula de matemática do meu estágio de observação no ensino médio. Para introduzir o conceito de função exponencial, o professor entregou para os alunos um folheto qualquer e disse que eles iam dobrar o folheto e relacionar as dobras com o número de retângulos que se obtinha. Depois perguntou para os alunos se a sequência de números de retângulos que se formou dava para colocar em forma de alguma potência de mesma base. Os alunos pensaram um pouco e depois responderam que dava para colocar na forma de potência de base 2. Então o professor junto com os alunos construiu o gráfico, onde o eixo X representava o número de dobras e o eixo Y representava o número de retângulos. Depois do gráfico pronto, ele disse para os alunos que o que eles acabaram de fazer era um função exponencial de base 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário