Nesta
aula abordamos os principais princípios do livro Pedagogia da Autonomia de
Paulo Freire. Uma aluna escreveu no quadro os princípios com a participação dos
outros alunos e da professora. Então a sala foi dividida em duplas e cada dupla
deveria comentar algum acontecimento vivido no estágio, na universidade ou em
outro lugar que representasse algum destes princípios.
Eu
comentei um acontecimento vivido no estágio que representava o princípio: O
ensino é um processo de construção do conhecimento. Mas segundo a professora,
ele também se encaixa no princípio: A construção do conhecimento é um processo
de mediação entre sujeito.
O acontecimento que comentei foi uma aula de
matemática do meu estágio de observação no ensino médio. Para introduzir o
conceito de função exponencial, o professor entregou para os alunos um folheto
qualquer e disse que eles iam dobrar o folheto e relacionar as dobras com o
número de retângulos que se obtinha. Depois perguntou para os alunos se a sequência de números de retângulos
que se formou dava para colocar em forma de alguma potência de mesma base. Os
alunos pensaram um pouco e depois responderam que dava para colocar na forma de
potência de base 2. Então o professor junto com os alunos construiu o gráfico,
onde o eixo X representava o número de dobras e o eixo Y representava o número
de retângulos. Depois do gráfico pronto, ele disse para os alunos que o que
eles acabaram de fazer era um função exponencial de base 2.
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