A aula se iniciou com debates dos tópicos acerca do livro “Pedagogia
da Autonomia” de Paulo Freire, foram diversos os tópicos e como foram
descritos. Dentre todos podemos citar como principais a identificação e o
respeito à realidade sociocultural do aluno, a prática docente é uma ação
política, crítica e reflexiva, o ensinar exige: competências, conhecimentos e
práticas relacionadas à pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem é uma
via de mão dupla.
Após este desenvolvimento de tópicos foi pedido aos alunos,
que em duplas, comentassem um tópico norteador de algum acontecimento em sua
vida, desde o ciclo básico ao superior. Os relatos foram diversos, porém foram
muito mais trabalhados estes tópicos citados anteriormente. Houveram relatos
positivos e negativos, embora os positivos demonstrassem muito mais comoção por
parte de todos.
Em meu relato trabalhamos o penúltimo tópico, o ensinar
exige: competências, conhecimentos e práticas relacionadas à pesquisa, aonde
foi comentado que no ensino superior trabalhamos uma matéria com um professor,
que por sua experiência com pesquisa numa área matemática e física, conseguia
abordar de uma forma mais aprofundada um conceito matemático devido a sua
grande imersão neste. Assim foi possível que este professor ensinasse muito bem
tal conceito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário