segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Aula Expositiva



Quando se fala em aula expositiva logo se pensa em aulas tradicionais onde o professor fala e o aluno ouve sem que ocorra interação entre eles. Contrariando isto a exposição oral, é uma prática desenvolvida pelo docente onde estimula um dialogo entre o professor e o aluno. Está prática é essencial no processo de ensino-aprendizagem, pois estimula a participação dos alunos, bem como a exposição de dúvidas, sendo esta uma ferramenta para o professor diagnosticar, dialogar e conhecer o nível dos alunos.

Anastasiou e Alves (2006, p. 79), defini a aula expositiva dialogada como:
“É uma exposição do conteúdo, com a participação ativa dos estudantes, cujo conhecimento prévio deve ser considerado e pode ser tomado como ponto de partida. O professor leva os estudantes a questionarem, interpretarem e discutirem o objeto de estudo, a partir do reconhecimento e do confronto com a realidade. Deve favorecer análise crítica, resultando na produção de novos conhecimentos. Propõe a superação da passividade e imobilidade intelectual dos estudantes.”

Mesmo conhecendo toda definição de uma aula expositiva, por em prática ainda é um objetivo desafiador para o professor, pois se trata em manter o aluno motivado e entretido ativamente na aula, onde ele deixa de ser ouvinte e passa ser um participantes da discussão.
Esta prática demonstra a importância da ação de cada indivíduo na construção do próprio saber e o papel do educador como mediador entre o conhecimento e o aluno. 

Deve-se levar em consideração os conhecimentos prévios dos educandos, relacionando os conteúdos ao cotidiano delas, problematizá-los e sistematizá-los, com isso tornando a aprendizagem significativa. Essas são algumas das premissas que devem estar presentes em todas as atividades planejadas. Quando esses aspectos são levados em conta, ocorre um distanciamento do modelo tradicional e uma aproximação da aula expositiva dialogada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário