Neste dia foram elencados os principais princípios abordados no livro "Pedagogia da autonomia" escrito por Paulo Freire. Diante de uma discussão coletiva foi possível enumerar os mais pertinentes.
Nos foi pedido que fosse feita a análise destes princípios e que fosse relacionados com nossa prática pedagógica em sala de aula como estagiários ou como docentes.
Decidi abordar o princípio: A construção do conhecimento é um processo de mediação entre sujeitos.
Baseado neste conceito relatei uma experiência como Pibidiana, onde foi realizado um experimento de química em uma turma do 3º ano do ensino médio e após a realização do experimento foi possível ter uma roda de discussão entre os educandos, onde nos renderam questionamentos muito pertinentes ao tema abordado e que o aluno conseguiu identificar através da realização do experimento a partir do seu conhecimento prévio a respeito do assunto. O conteúdo produzido nesta aula foi muito rico, pois pode-se perceber que este método de aula, produz melhores resultados e é possível identificar o que o aluno sabe e qual seu real potencial de raciocínio durante uma situação contextualizada.
Compartilhei este relato com todos colegas da classe e ouvi relato dos demais.
Foi uma momento muito positivo onde podemos ouvir várias experiências que se contextualizam nos princípios propostos por Freire.
Elayne Christine dos Santos Alcantara - QLI
Nenhum comentário:
Postar um comentário